Special Issue

Desinformação e hiperinformação nas redes digitais contemporâneas

Bezzerra, A., S. Milan & F. Malini (2017). “Desinformação e hiperinformação nas redes digitais contemporâneas”, Liinc em Revista, 13(2), http://revista.ibict.br/liinc/issue/view/246.

About this special issue:

Com o dossiê “Desinformação e hiperinformação nas redes digitais contemporâneas”, organizado pelos professores Arthur Bezerra (Ibict), Stefania Milani (University of Amsterdam e University of Oslo) e F
abio Malini (Ufes), a Liinc em Revista reúne um conjunto de artigos sobre um campo temático que vem dando mostras da sua importância e repercussão política e social.
Ainda pouco estudado e compreendido, sobretudo no Brasil, esse tema envolve questões com o verdade e facticidade, que remontam aos primórdios do pensamento filosófico, bem como outras mais contemporâneas, como os processos de formação de opinião. O dossiê mostra também que formas e práticas de apropriação e uso das novas plataformas de comuni cação digital não apenas reavivam, mas ao mesmo
tempo trazem novos ingredientes a antigos debates, sinalizando a emergência de novas sociabilidades, valores e comportamentos.
Além disso, a organização do dossiê evidencia que há ainda um caminho de pesquisa a percorrer, e como as mútuas fertilizações entre os campos empírico e teórico prometem resultados interessantes. Revela também a importância de observar as peculiaridades desses processos em diferentes contextos, valorizando a relevância de dar visibili dade à produção científica no Brasil sobre esses temas.
© 2020 Designed by Convident